março 03, 2010

Se bastasse sentir


Estou perdendo a escrita. Vejo, aos poucos, as palavras me escapando do formato. Perco os argumentos, os artifícios, as ideias. Restam alguns conjuntos repetitivos de obrigações, quando o teclado me chama os dedos e, automático, escreve algo por mim.
Falo da vida como se fosse um verbo no passado, alguma coisa que costumava ser e hoje só me lembro. Falta tempo, falta apego, faltam laços e sobra essa mania de descrever o sentimento dos outros que não sabem dizer. Sobrevivo das lembranças, tão alheias e mais coloridas do que eram realmente, quando chamadas de presente. O que houve com o tempo de ser fútil? Cadê a leveza da sobra de tempo pra dormir depois do almoço? Tenho ficado velha e irritável, falta a paciência que só conviver com gente além do horário de trabalho cultiva dentro de mim.
Tenho fugido de papel e caneta. Escrever torna tudo real. Fico fugindo dos fatos, do futuro, dessas afirmações que são lógicas, mas injustas. A morte é muito injusta. As pessoas saindo de nossas vidas sem possibilidade de lutar contra, é injusto.
Eu não escrevo há mais de um mês e esse não é um bloqueio comum de criatividade. Tem dores que não devem ser verbalizadas. Tem dias que não devem ser escritos.

42 comentários:

  1. E eu não publico nada que escrevo há 2! meses... E me sinto tolo, semi, parte do todo que achei que fosse. Me percebo em fragmentos, soltos, nada leves, dispersos. Preciso de um tanto, para preencher o que falta, e nem sei o quê.

    ResponderExcluir
  2. Todos sentimos dores e temos dias indescritíveis, dias tão difíceis que o simples fato de passar para as palavras perde o sentido. O mundo é injusto e os nossos pensamentos as vezes nos boicotam automaticamente.

    Sempre bom ler você.

    ResponderExcluir
  3. É incrível como parece que as nossas dores mais intensas são as que menos sabemos explicar - ficam todas presas na nossa cabeça, nos levando à loucura.
    De qualquer jeito, acho até mesmo o seu ''não-sei-me-expressar'' incrível. Muito, muito bom :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu não escrevo a um bom tempo :/
    Seus textos são perfeitos, vc não pode 'perder a escrita'... Vc é tão inspiradora pra mim, de verdade!
    Sou sua fã, beijo ;**

    ResponderExcluir
  5. Não pode ficar na depre não, senão fica igual eu.. hehe
    Tem que animar, bola pra frente! Sua criatividade é maior que qualquer bloqueio, pode ter certeza disso!
    Vc pode não ver, mais garanto que todo mundo que passa por aqui vê ;)
    Eu e a M. adoramos seus textos, de verdade!
    Beijos ;**
    C.

    ResponderExcluir
  6. As vezes eu também paro de escrever, mas e quando as coisas param, e a vida fica repetitiva. Procuro coisas novas, e as vezes há coisas que escrevo tentando maquiar a verdadeira realidade.

    ResponderExcluir
  7. Verônica, eu acompanho suas postagens há algum tempo, mas nunca comentei. Hoje, quando li esse texto, senti que devia comentar, e dizer que tem mais uma pessoa apenas sentindo, esperando que isso baste. Parabéns pelas suas palavras,
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Flor!!
    Quando faltam palavras e a dor silencia nosso peito, a realidade vem e nos bloqueia, tudo perde o sentido, os sonhos parecem pesadelos e a vida fica mais pesada!!!

    Adoro tudo o que vc escreve!!

    Um beijo carinhoso!!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo quando você diz que as palavras estão te escapando elas soam tão bonitas... E engraçado, eu venho sentindo a mesma coisa. Passei um bom tempo sem escrever, só consegui voltar há pouco tempo. Mas a vida continua me soando como uma lembrança também, um verbo no passado. Estranho isso, né? E, ai, sempre acho impressionante como os seus textos me entendem, rs. :) Quase posso me sentir abraçada por eles.
    Beijos, moça, fique bem.

    ResponderExcluir
  10. passe o tempo que for necessário sem escrever, mas passado esse tempo volte pra cá.
    há quem precise dos seus textos pra se inspirar, pra respirar, pra entender, pra descrever.
    eu sou uma delas :)

    ResponderExcluir
  11. Verdade. E acho que todo mundo passa por isso. ;]
    Ah, e me identifiquei demais com essa frase: "Sobrevivo das lembranças, tão alheias e mais coloridas do que eram realmente, quando chamadas de presente."

    Sou bem assim.
    bjaooo ;*

    ResponderExcluir
  12. "Tem dores que não devem ser verbalizadas. Tem dias que não devem ser escritos. "

    ME AJUDA
    pra mim isso ta sendo constante...

    ResponderExcluir
  13. Eu tb ando de mal com as palavras.
    Elas parece que me abandonaram.
    Meu teclado é estéril e tenho medo das palavras que vou ler por onde ando

    ResponderExcluir
  14. "Tenho fugido de papel e caneta. Escrever torna tudo real"
    Só você para dizer que não consegue se expressar e no entanto escrever algo tão... tão... tão maravilhoso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. chuta tudo pro alto. vai tentar ser feliz! sabe, se você está num rumo, e este rumo é muito ruim pra você, cara, toma outro! ou então vira hippie! xD brincadeiras a parte, o que você quer pra você? as lembranças são mais coloridas, mas o que vocÊ fez ontem tambpem é lembrança. Ela é colorida? Tente fazer como se cada dia fosse o último. Aproveite a vida que você tem. Sem tempo? Sem dinheiro? Não precisa sair, é só chegar na frente do espelho. Tá precisando interagir? Interaja consigo mesma. Fale com você. Garanto que vai ser produtivo.

    depois me conta!

    beighos (:

    ResponderExcluir
  16. vc é ótima veronica (:

    ResponderExcluir
  17. Mesmo quando tudo pede
    Um pouco mais de calma
    Até quando o corpo pede
    Um pouco mais de alma
    A vida não pára...

    boa sorte, espero que essa fase ruim passe logo, amo teus textos! bjj

    ResponderExcluir
  18. "Tem dores que não devem ser verbalizadas. Tem dias que não devem ser escritos." Adorei a frase, concordo plenamente!

    ResponderExcluir
  19. 'Tenho fugido de papel e caneta. Escrever torna tudo real. Fico fugindo dos fatos, do futuro, dessas afirmações que são lógicas, mas injustas.'

    É, também tenho fugido. Não sei se fica mais fácil ignorar. Mas é assim que eu ajo.

    E até o seu bloqueio de criatividade é incrível :*

    ResponderExcluir
  20. Espero msm q a fase ruim passe!
    Boa sorte ;D

    ResponderExcluir
  21. Que desabafo real...E essas fases ruins passam!

    boa semana e beijos!

    ResponderExcluir
  22. É exatamente o que tenho passado. Já que tenho que dividir meu dia todo com a realidade, procuro não pensar nela. Se esquecer, às vezes, é o melhor que se pode fazer pra si mesmo. Teus textos são incríveis, não canso de dizer. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Você tem o incrivel poder de me fazer identificar com tudo que escreve. Você escreve o que sinto mais muitas vezes não me dou conta. ._.

    ResponderExcluir
  24. que escrita bonita.
    que lugar de sentir.

    e sinto que sobre aquilo que me veste no teu texto, o bloqueio se confunde com mudança e crise. "tornar real" dói, mas é uma fronteira importante, quando a gente toma coragem pra atravessá-la, ganha potência de re-invenção (de nós mesmas).

    um beijo e um sorriso.

    ResponderExcluir
  25. Bom, você não é a unica que anda fugindo de papel e caneta Verônica!

    ResponderExcluir
  26. Conheci você hoje, já estou apaixonado.
    Será mesmo que seu talento está se esvaindo?
    Pelo que vi, acho que não.

    ResponderExcluir
  27. É, você não é a única que sente falta de algo. E também não é a única que não sabe que ALGO que é esse! O passado é bom, relembrá-lo tranquiliza, mas tortura quando me lembro que isso é uma lembrança.

    ResponderExcluir
  28. "Tem dores que não devem ser verbalizadas. Tem dias que não devem ser descritos" bem por aí, Vê... beijo grande e texto seeensacional como sempre! :)

    ResponderExcluir
  29. As palavras também podem enganar.. por isso entendo a sua fuga delas.
    Ótimo texto, como sempre.

    Um beijo, volta logo.

    ResponderExcluir
  30. Nossa! Me identifiquei totalmente com esse texto. Eu tenho me sentido assim ultimamente!
    Muito bom! Adorei seu blog! Passa pra conhecer o meu depois?
    Beijão

    ResponderExcluir
  31. Posso te dar um abraço com a alma?

    ResponderExcluir
  32. ai.. esse texto resume exatamente o que eu tenho passado esses dias. adorei seus textos. parabéns! força pra seguir em frente.

    ResponderExcluir
  33. te mando força menina bonita, que palavras lindas você tem.

    sempre sua leitora.

    ResponderExcluir
  34. o meu problema é justamente o contrário, tenho tempo demais pra pensar nas dores, penso tanto que elas se tornam absurdas e perdem o sentido, e o pior é cada vez mais perco a fé nas pessoas.......

    uma nova leitora que já se tornou fiel a ti.....

    ResponderExcluir
  35. Se perder a escrita eu perco o prazer de ler meus sentimentos sem tê-los escrito.

    ResponderExcluir
  36. Verônica, adoro seus textos! um deles me inspirou a remontar um blog, de nome novo.
    passe lá pra visitar, espero que goste.

    e parabéns!

    beijos
    mariamexicana.wordpress.com

    ResponderExcluir
  37. adorei os textos ! interessante a forma como você escreve!
    to seguindo. segue também?! :D

    ResponderExcluir
  38. Não nos abandona, Verônica! :)

    ResponderExcluir
  39. Ah Veronica, você escreve tão bem, seus textos me lembram a tati bernardi. Você consegue colocar alma em tudo, sem deixar muito pessoal, e assim todo mundo acaba se identificando em algum momento. Eu até que tento escrever, mas acho que deixo tudo pessoal demais. Um dia eu chego lá! idhasiu Beijos, e sorte com as palavras! :*

    ResponderExcluir
  40. Vou surtaar se você não postar.. Cry*

    D:

    ResponderExcluir
  41. Excelente texto. Nada como refugiar nas palavras os desencantos d'alma.

    ResponderExcluir